quarta-feira, 20 de julho de 2011

Guia para obter Órteses e Próteses Grátis na AFR.

Através da AFR e também da PESTALOZZI, você pode receber os seguintes produtos ortopédicos constantes da tabela do SUS:
Calçados, Calhas, Coletes, Palmilhas, Pernas Mecânicas e meios auxiliares de locomoção.

Documentos necessários:
Cópias:
 Identidade, Comprovante de residência, CPF(do pai ou responsável, caso seja menos e ainda não possua CPF), Certidão de nascimento e CNS (Cartão Nacional de Saúde).

Original:
Prescrição e laudo médico emitido pelo SMS, retire pela internet no site http://www.afr.org.br/ o formulário para efetuar o pedido e preencha-o frente e verso.
              Encaminhamento à oficina ortopédica da AFR, em papel timbrado contendo o nome do paciente e o equipamento recomendado.

Os documentos poderão ser enviados por fax
No dia da entrega deverão ser apresentados os originais
Para produtos confeccionados sob medida como órteses e próteses será necessária a presença do paciente, que deverá agendar previamente através do telefone (21) 2109-2626 ramal 265

Municípios atendidos:
Areal, Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Com. Levi Gasparian, Cordeiro, Duas Barras, Eng. Paulo de Frontin, Guapimirim, Itaboraí, maricá, Macuco, Mendes, Miguel Pereira, Niterói, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Petrópolis, Sta. Maria Madalena, Rio Bonito, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, São Sebastião do Alto, São gonçalo, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, trajano de Morais e Três Rios. 

AFR
Rua Lopes Trovão, 301 - Icaraí - Niterói RJ
Tel/Fax (21) 2109-2626 ramal 265

PESTALOZZI
Estrada Caetano Monteiro, 857 - Pendotiba - Niterói - RJ - Brasil | CEP - 24.320-570 | Tel: 21 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br
Associação Pestalozzi de Niterói

sábado, 9 de julho de 2011

Alergia ao Látex (borracha)

Até 70% dos portadores de mielomeningocele apresentam algum grau de alergia ao látex, contra 1% da população.

Reações alérgicas ao látex representam 16% dos casos de reação anafilática observados em salas cirúrgicas. Isto ocorre devido ao maior número de procedimentos cirúrgicos que o paciente é submetido do que à maior sensibilidade nestes pacientes.
Até 70% dos portadores de mielomeningocele apresentam algum grau de alergia ao látex geral

 Deve-se evitar o contato repetitivo de portadores de mielomeningocele com materiais contendo látex, como luvas cirúrgicas, cateteres vesicais, drenos, torniquetes, eletrodos, adesivos, êmbolos, seringas, etc., especialmente durante procedimentos cirúrgicos.

A identificação de todos os produtos que contêm látex visa à prevenção de reações alérgicas, podendo-se substituir materiais contendo látex por outros de silicone.

OBS.: Solicite que seja colocado no laudo médico "FRALDAS ANTIALÉRGICASpelo fato das fraldas comuns possuirem látex em sua composição.

veja postagem: medicações e a lista de materiais necessários para o cateterismo.

Mielomeningocele: Tratamento Urológico

Os objetivos do tratamento das disfunções vésico-uretrais de origem neurológica, incluindo o tratamento dos pacientes portadores de mielomeningocele com disfunção vesical, são tanto preservar o trato urinário quanto obter continência urinária adequada.

A avaliação urológica inicial inclui história, exame físico, exames laboratoriais, sedimento quantitativo e cultura com antibiograma de urina, dosagem de creatinina sérica, ultrasonografia de vias urinárias, retrocistografia miccional e estudo urodinâmico.

O acompanhamento sistemático é fundamental nestes pacientes, uma vez que apresentam risco de 40% a 60% de deterioração do trato urinário superior, num período de cinco anos, se não tratados adequadamente.

A idade para a avaliação inicial deve ser a mais precoce possível, no sentido de identificar a população de maior risco de deterioração do trato urinário superior, bem como a presença de anomalias associadas. A deterioração do trato urinário superior decorre da sobrecarga ureteral, levando à perda do peristaltismo e à transmissão da pressão intravesical para os rins. Na avaliação urodinâmica, pacientes com perdas urinárias a altas pressões, definido como pressão detrusora de perda > 40cmH2O, são os mais propensos a apresentar deterioração do trato urinário superior.

Além disso, este grupo de pacientes apresenta pior resposta ao tratamento clínico em relação ao grupo de pacientes com baixa pressão de perda.  Adicionalmente, a identificação e o tratamento precoce da população de risco previnem lesões também do trato urinário inferior, reduzindo em três vezes a eventual necessidade de cirurgias de ampliação vesical neste grupo.

Anomalias do trato urinário associadas ocorrem em cerca de 7% dos portadores de mielomeningocele, portanto, pacientes com baixa pressão de perdas associada à hidronefrose, especialmente se unilateral, devem ser investigados quanto à presença de outras causas de obstrução do trato urinário8.

O seguimento em crianças com mielomeningocele deve ser realizado com maior freqüência nos primeiros dois anos de vida, porque existe uma maior possibilidade de estiramento medular e mudança do comportamento vésicoesfincteriano.

TRATAMENTO DOS PORTADORES DE MIELOMENINGOCELE  - PRESERVAÇÃO DO TRATO URINÁRIO SUPERIOR
Cateterismo Intermitente

Nova postura com relação aos pacientes que necessitam de drenagem vesical crônica foi assumida com a publicação que estabeleceu as vantagens da utilização da técnica de cateterismo intermitente. A técnica foi ainda mais difundida com a preconização do uso de cateter não estéril, realizando cateterismo intermitente limpo. O tipo de cateter, sua reutilização, bem como o uso de luvas, não parece implicar em maior número de infecções sintomáticas do trato urinário em portadores de mielomeningocele.

 Hoje, a utilização de cateterismo intermitente associado ao uso de drogas, especialmente anticolinérgicos, representa a técnica de eleição para drenagem vesical em longo prazo, em portadores de mielomeningocele, permitindo obter continência em até 83% dos pacientes. A utilização precoce desta alternativa, em pacientes de alto risco, previne deterioração do trato urinário superior em mais 70% dos pacientes.

A presença de bacteriúria assintomática é observada em até 85% dos pacientes em regime de cateterismo intermitente limpo.e não implica maior incidência de cicatrizes renais, nem previne o surgimento de infecção sintomática do trato urinário. O uso de antibióticos em pacientes em regime de cateterismo deve ser indicado apenas para quimioprofilaxia prolongada em portadores de refluxo vésico-ureteral e em infecções sintomáticas.

A utilização de um estoma continente para realização de cateterismo pode ser uma boa opção em casos selecionados, quando não é viável o cateterismo por via uretral.

A partir da idade escolar, além da preservação do trato urinário superior, deve-se proporcionar continência urinária aos portadores de Mielomeningocele.


terça-feira, 5 de julho de 2011

Abortos por anomalia são realizados na Inglaterra




Segundo o Departamento de Saúde da Inglaterra, dos 189.574 mil abortos realizados na Inglaterra e no País de Gales em 2010, 2.290 foram feitos devido a anomalias fetais, incluindo Síndorme de Down, problemas no sistema esquelético e fissura nos lábios. Essa é a primeira vez que o governo inglês lançou os dados sobre abortos realizados em razão de deficiências e as condições médicas dos fetos e os números chamaram a atenção.

As estatísticas revelaram que 482 fetos foram abortados devido a Síndrome de Down, 128 por distúrbios nervosos na espinha bífida e 181 por problemas músculo-esqueléticos, como “pé torto”. Nos dados constavam também que sete gestações foram interrompidas em razão de fissuras no palato, um problema que pode ser resolvido com uma cirurgia relativamente simples, que pode ser feita a partir dos três meses de idade. Quem solicitou a pesquisa foi a Aliança Pró-Vida inglesa.

A amniocentese, que é o exame realizado para descobrir problemas como a Síndrome de Down ou da espinha bífida, é feita entre a 15ª e a 18ª semana de gravidez e não faz parte de uma rotina normal de gravidez. É indicada para casos especiais, como em gestantes com mais de 35 anos ou anormalidade gêneticas na família. O dignóstico da fissura no lábio é feita normalmente no quinto mês de gestação.

O aborto no Reino Unido é permitido ser realizado até 24 semanas de gravidez. Após esse limite, o aborto pode apresentar risco para a vida da mãe e risco de grave de malformação do feto.


Muitas pessoas abortam porque não querem ter bebês, essa é uma discução à parte. Mas o que você acha do aborto realizado em razão dessas doenças? Comente!

Fonte: http://meme.yahoo.com/memary/p/I1D7V8c/?cid=brtd/